DAS COISAS QUE EU NUNCA DIGO... #03 - VAMOS FALAR SOBRE DEPRESSÃO?

by - setembro 13, 2017

A campanha do mês é o Setembro Amarelo, mas... você sabe do que se trata? 
Não sabe? Então vem que eu te explico.

Sem mais firulas...

DAS COISAS QUE EU NUNCA DIGO... #03- VAMOS FALAR SOBRE DEPRESSÃO?

Tudo começou no ano de 2015, em Brasília, por iniciativa no Brasil do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e o movimento vem sendo estimulado mundialmente pelo IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio - que vem divulgando a causa e vinculado o dia 10 do mesmo mês, conhecido também como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

SETEMBRO AMARELO - CVV

Uma coisa que acho que ninguém sabe, é que tive meu primeiro contato com o suicídio quando criança, com um parente próximo que tirou a própria vida. Não foi uma das coisas mais fáceis de entender, ainda mais quando você só tem onze, doze anos de idade e não é algo que você sai contando para todo mundo, né? Hoje, parando para pensar e se colocando no lugar desta pessoa, penso que talvez um pouco mais de atenção poderia ter evitado que ela chegasse à esse ponto.
Por isso eu sempre digo: nunca julgue alguém que tira a própria vida. Você não sabe o que ela sentia para chegar a esse extremo.

Mas a questão é: o que leva uma pessoa a tirar a sua própria vida? Bom, segundo as pesquisas, um dos maiores motivos é a Depressão, meus caros, essa maldita...
E posso dizer que estou convivendo muito de perto com ela... mais do que eu gostaria.

*momento revelação*

Não pensem que é a coisa mais fácil do mundo abrir seu peito e dizer publicamente: tenho Depressão, ok? NÃO, NÃO É. Aquela tristeza insistente que bate nos momentos em que você pensa na sua vida, ter noites em que sua única companhia são suas lágrimas e pensar uma porção de besteiras em alguns momentos que você se pega sem esperanças... não, não é fácil. A gente sofre, e sofre mais ainda quando tudo que os outros fazem é te julgar: "Mas porque você sempre parece tão triste?", "Você reclama muito", "Porque você está fazendo isso com você mesma?", entre outras coisas... A gente não quer pena ou compaixão, mas respeito e empatia pelo modo como nos sentimos estamos aceitando de bom grado. #fkdk

SETEMBRO AMARELO 01

SETEMBRO AMARELO 02
SETEMBRO AMARELO 03
ILUSTRAÇÕES: CAEU
Acredito que muito do que hoje explode em mim, já vem se arrastando há muitos anos negligenciados. É assim que me sinto, chega uma hora que você não aguenta mais carregar o peso de tudo sozinho e aí você explode, como uma panela de pressão. E eu escolhi não suportar mais isso tudo sozinha. Cada um sente de um jeito, como diz esse texto da Carolina Santos que eu encontrei, se bem que o que ela descreve se encaixa comigo de um jeito absurdamente doloroso. São altos e baixos como uma montanha russa, sabe? E sinto que se eu não frear isso em algum momento, cada vez mais ela afetará minha vida...

SETEMBRO AMARELO 04

SETEMBRO AMARELO 05
ILUSTRAÇÕES: CAEU
E então, juntando o tema desse mês, mais essa eterna angustia que eu não aguento mais, resolvi fazer desse post uma espécie de "Carta Aberta". Pensei muito, muito mesmo antes de escrever e muita coisa me veio à cabeça, mas a pergunta que mais me tortura ainda é: "O que vão pensar de mim?" 
Mas como minha mãe diz: "Não precisa ter vergonha de encarar isso de frente". Nessas horas eu sinto que não estou sozinha.

Portanto, não ignore alguém que possa estar passando por isso, a Depressão é silenciosa e traiçoeira, e muitas vezes nem a gente mesmo percebe que está precisando de ajuda. E se você acha que não pode dizer algo que possa fazer alguém se sentir melhor, não fale. E também, não julgue, afinal ninguém escolhe sofrer. Mas não ignore. E para quem acha que não consegue procurar ajuda, sei que não é fácil sair da concha, mas só o fato de tomar consciência já é um passo.

Sei que não sou a melhor pessoa para aconselhar alguém neste momento, mas de uma coisa tenho certeza: se existe alguém que se importa com você, com certeza você não estará sozinho. 

 Para saber mais sobre o Setembro Amarelo e o trabalho do CVV:
Site oficial: http://www.setembroamarelo.org.br/
Fanpage Facebook: https://www.facebook.com/setembroamarelo
Site do CVV: https://www.cvv.org.br/
Instagram CVV: https://www.instagram.com/cvv141/

BLOGAGEM COLETIVA - BLOGS UP

Leia Também

0 deram uma olhadinha

Se você leu, muito obrigada e espero que tenha gostado! Fique também a vontade se quiser deixar seu comentário, que terei o maior prazer em responde-lo. Fico feliz com a sua visita. Obrigada e volte sempre!

Related